quinta-feira, 7 de agosto de 2014

Aniversário da Paróquia da Ascensão

Ascensão, a capela frequentada pelo escritor gaúcho, Érico Veríssimo, quando interno no Colégio Cruzeiro do Sul, onde cursou o ginasial de 1920 a 1922. O escritor descreve no primeiro volume do livro “Solo de Clarineta” os três anos passados no Colégio Cruzeiro do Sul, quando participava dos cultos na Capela da Ascensão: “Era natural que eu pensasse muitas (bom, sejamos sinceros, algumas) vezes em Deus, depois daqueles sermões pregados com tão fervorosa sinceridade na Igreja da Ascensão”.
A Capela da Ascensão, que marcou a vida do escritor, vive o tempo e o vento de Teresópolis por quase um século, linda e singela como os lírios do campo. E este é o mês de seu aniversário, completando 98 anos.
A Paróquia da Ascensão, fundada em 1916, junto ao Colégio Cruzeiro do Sul, no bairro Teresópolis em Porto Alegre foi elevada à categoria de missão, no dia 7 de agosto de 1916, recebendo o nome de Capela da Ascensão no dia 24 de agosto daquele ano. Seu fundador e primeiro pároco foi o Reverendo William Matthew Thomas, que em 13 de novembro de 1921, lançou a pedra fundamental do templo atual, inaugurado em 1922. 
A igreja da Ascensão foi erguida com inspiração na arquitetura gótica, sendo preservada e cultivada ao seu redor uma bela paisagem natural. E além da beleza ecológica, o templo é um patrimônio de grande valor cultural e histórico para o bairro Teresópolis e para a cidade de Porto Alegre. Um lugar abençoado por Deus e carinhosamente construído e cuidado pela arte e o trabalho humano. Este espaço é próprio para o cultivo da espiritualidade, a comunhão com Deus e com as pessoas, um bom lugar para a oração pessoal e comunitária. 
O templo está aberto nas quartas e quintas, entre as 10 e 14 horas e aos domingos a partir das 9:00 horas, com celebração as 9:30 horas. Nas quinta, as 14;30 tem o encontro das mulheres (UMEAB).

Av. Engenheiro Ludolfo Boehl, 300
Bairro Teresópolis 
91720-150 - Porto Alegre – RS
Fone: (51) 3318.6009 ou 8546.3317

Nenhum comentário:

Postar um comentário