sexta-feira, 30 de maio de 2014

Semana do Meio Ambiente na Diocese Meridional

O Movimento Franciscano, através da campanha "Tempo para a Criação", realiza atividades para marcar a semana e o dia do Meio Ambiente na Diocese meridional. Neste domingo, 1º de junho, as 10 horas, na Paróquia da Ascensão em Porto Alegre (Av. Engenheiro Ludolfo Boehl, Teresópolis - Porto Alegre), acontecerá a celebração de abertura da Semana do Meio Ambiente. 
No mesmo local, o Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho, será marcado por uma celebração, as 16 horas, com distribuição e plantio de mudas de árvores nativas. Também no dia 5, quinta-feira, as 19 horas, acontecerá reunião do Movimento Franciscano, com a passagem do quadro de São Francisco de Assis, que neste momento está com a família de Ana Lúcia.
O Movimento Franciscano, na Diocese Meridional, é fruto da campanha ecumênica Tempo para a Criação, que acontece todos os anos entre 1º de setembro a 4 de outubro. E no ano de 2013, a equipe que promoveu a campanha na Diocese, optou por dar continuidade através do Movimento Franciscano como um espaço de participação de quem deseja viver e conhecer melhor o carisma franciscano. O Movimento apoia a Ordem Terceira (TSSF), com possível criação de um capítulo da Ordem e na promoção da campanha Tempo para a Criação e outras ações de justiça, paz e ecologia na Diocese Meridional.
O encerramento da semana do Meio Ambiente será no domingo 8 de junho, durante a celebração da Santa Eucaristia, na Paróquia da Ascensão.
Imagem: PNUMA.
Clique AQUI para ler sobre o Dia Mundial do Meio Ambiente.

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Festa da Ascensão do Senhor

Com alegria, anunciamos que hoje, quinta-feira, 29/05, é Dia da Ascensão do Senhor.
"Agora eu lhes enviarei aquele que meu Pai prometeu. Por isso, fiquem esperando na cidade, até que vocês sejam revestidos da força do alto. Então Jesus levou os discípulos para fora da cidade, até Betânia. Aí, ergueu as mãos e os abençoou. Enquanto os abençoava, afastou-se deles, e foi levado para o céu. Eles o adoraram, e depois voltaram para Jerusalém, com grande alegria. E estavam sempre no Templo, bendizendo a Deus." (Lucas 24: 49-53).


Leituras indicadas para este dia: Atos 1: 1-11 ou Daniel 7: 9-14; Salmo 47 ou Salmo 110: 1-5; Efésios 1: 15-23 ou Atos 1: 1-11; Lucas 24: 49-53 ou Marcos 16: 9-15, 19-20.

Hosana... Hosana... O Senhor é Santo! Ele é o nosso Rei! Ele é o nosso Pai! Essa é a exultação litânica da Igreja, que está em festa e que professa aos quatro cantos do planeta a gloriosa ascensão de Nosso Senhor Jesus Cristo, para que o mundo creia que Ele é Deus e a Igreja seja arrebatada para as glórias eternas, onde não haverá dor nem tristeza, mas unicamente a visão beatífica do amor de Deus. Amém!

sábado, 10 de maio de 2014

Chá Paroquial - UMEAB


IEAB – Igreja Episcopal Anglicana do Brasil
Diocese Meridional
PARÓQUIA DA ASCENSÃO

Chá Paroquial

O grupo de mulheres - UMEAB (União de Mulheres Episcopais Anglicanas do Brasil) – da Paróquia da Ascensão convida para Chá Paroquial.
Data: 07 de junho (Sábado)
Horário: 15 horas
Local: Salão Paroquial Ascensão
Av. Ludolfo Boehl, 300 – Teresópolis – Porto Alegre
Ingressos: R$ 20,00

Contatos: (51) 3318.6009

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Diocese Meridional realiza o 122º Concílio

Entre os dias 2, 3 e 4 de maio a Diocese Meridional realizou seu 122º Concílio Diocesano na Paróquia da Trindade em São Leopoldo/RS.
A recepção dos conciliares e visitantes e a abertura solene da reunião conciliar ocorreram no templo da Paróquia da Trindade, onde também aconteceram os devocionais e a celebração de encerramento. As refeições e confraternização foram no salão paroquial e as sessões de trabalho no auditório da Associação Comercial e Industrial de São Leopoldo. O 122º Concílio Diocesano teve como lema: “De mãos dadas no compromisso de sustentar e viver a Missão de Deus” e como tema: “Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros” (Romanos 14:19).

Abertura do 122º Concílio:
Na celebração de abertura, o bispo diocesano, Dom Humberto Maiztegui Gonçalves, leu sua Carta Pastoral, destacando a frase bíblica de motivação espiritual para o 122° Concílio Diocesano: “Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros” (Romanos 14:19). O bispo declarou que, neste texto da Carta de São Paulo aos Romanos, a comunidade cristã é convocada a ser acólita da paz. Disse que o serviço de acólitos e acólitas é uma das expressões mais belas do ministério cristão. E que na igreja devemos ser companheiros uns dos outras, companheiras umas das outras, na construção da paz. Dom Humberto também destacou o lema do concílio, afirmando que a forma de sustentar e viver a Missão de Deus é de mãos dadas, isto é, estar unidos e unidas “pelo desejo de servir, amar e ajudar”.
Em sua Carta Pastoral, Maiztegui também salienta a importância de que o símbolo das mãos dadas se expresse na vida da Igreja diocesana e provincial e que a Paz do Senhor se vê no rosto da outra pessoa. Ou seja, a Igreja precisa estar aberta e não fechada em si mesma. No primeiro ano de seu episcopado, andando pelas comunidades da diocese, Dom Humberto disse que “Cristo está presente, se manifestando em sorrisos, orações, lágrimas, abraços, disposições e generosidades”, afirma. O bispo também fez o alerta de que a ausência de acólitos e acolitas em muitas comunidades, pode ser um sinal do esquecimento e a desistência de construir a paz. Dom Humberto motivou para que a igreja não fique sempre do mesmo jeito, mas seja sempre a mesma igreja de Cristo de novos jeitos.
Dom Humberto frisou que para ser uma igreja acólita é preciso primar pelo planejamento para garantir pequenas e grandes metas de sustento da Igreja. É preciso buscar o sustento, não apenas do que já temos, não somente preservar o que a Igreja é hoje, mas buscar a sustentação do que desejamos alcançar “para sermos mais presença de Cristo onde estamos, e passar a ser presença de Cristo aonde ainda não chegamos”. 
Destacando este é seu primeiro concílio como bispo diocesano, Dom Humberto disse que espera que este não seja o último a lançar desafios para a Diocese. A Carta Pastoral que Dom Humberto apresentou na abertura do 112º Concílio, finaliza com um desafio pessoal de ser um “bispo acólito”, motivando para que a Diocese meridional seja “uma igreja de pessoas acolitas”, construtora da paz.

O sentido do planejamento:
O segundo dia do 122º Concílio Diocesano, no sábado, 2 de maio, foi nas dependências da Associação Comercial e Industrial de São Leopoldo. Após Devocional dirigido pela UMEAB, ocorreram as ações de praxe dos concílios e um momento de estudo com a assessoria do Sr. Paulo Bassotto, pela CPPM, que falou sobre o “o sentido do planejamento a partir de experiências empresariais e do 3º setor”. Este estudo motivou os trabalhos em grupos na apreciação dos relatórios. A proposta de planejamento apresentada pela CPPM (Comissão de Planejamento, Pastoral e Missão) foi debatida nos grupos, que apresentaram compromissos. Também foram apresentadas experiências de planejamento pastoral. Na tarde de sábado o Grupo Gestor da Diocese usou espaço para falar do relatório da gestão financeira da Diocese. O encerramento das atividades de sábado foi após o jantar, com atividade cultural de resgate histórico da Missão de Triunfo e uma celebração no templo da Paróquia da Trindade, promovida pela UJAB, que entregou a todos os presentes uma pequena porção de terra retirada da Composteira do Tempo para a Criação, no SETEK. 

Encerramento do 122º Concílio:
No domingo pela manhã ocorreu a terceira sessão do 122º Concílio com eleições para compor cargos e comissões. E o encerramento da Concílio ocorreu no templo da Paróquia da Trindade com a celebração da Santa Eucaristia, tendo como pregador convidado o Bispo da Diocese Anglicana de Pelotas, Dom Renato da Cruz Raatz. Ao final o Reitor da Paróquia da Trindade, Reverendo Jeri e o bispo Humberto agradeceram a todos e todas que somaram esforços para garantir a realização do Concílio. Também foi anunciado que a próxima reunião conciliar (de número 123) será na Paróquia do Calvário em Nova Santa Rita. Já o 124º Concílio Diocesano, em 2016, será na Paróquia da Ascensão, que completará um século de fundação, no bairro Teresópolis em Porto Alegre.

Imagens do 122º Concílio no Facebook da Catedral da Santíssima Trindade 

quinta-feira, 1 de maio de 2014

122° Concílio da Diocese Meridional


122° Concílio Diocesano da Diocese Meridional da IEAB
02 a 04 de maio de 2014, AD.
Local: Paróquia da Trindade - São Leopoldo/RS.

PROGRAMA

Sexta-feira (02/05/2014)
Templo da Paróquia da Trindade - Av. Independência 970 - São Leopoldo, RS)
18:30 – Celebração de Abertura e leitura da Carta Pastoral Episcopal.
20.00 – Recepção, Abertura de Inscrições e Café da tarde oferecido pela comunidade que acolhe o Concílio.
21:30 – Acomodações (Especialmente para aquelas pessoas que ficam em São Leopoldo).

Sábado (03/05/2014)
Associação Comercial e Industrial de São Leopoldo - Rua Lindolfo Collor, 439 - Centro, São Leopoldo, RS)
08:30 – Devocional dirigido pela UMEAB.
09:00 – Chamada das delegações clericais e leigas; Apresentação do programa, regras de ordem e outros documentos de aprovação obrigatória para o andamento do Concílio. Nomeações Episcopais.
9.45 - Apresentação da pessoas que participam como delegadas pela primeira vez.
10:15 – Intervalo para Cafezinho
10:30 – O sentido do planejamento a partir de experiências empresariais e do 3º setor (Sr. Paulo Bassotto, pela CPPM).
12:90 – Encerramento da Primeira Sessão
12:15 – Almoço
13:30 – Apreciação dos relatórios em grupos.
14:30 – Resultado dos grupos.
15:45 – Intervalo para Cafezinho
16:00 – Apresentação do Grupo Gestor.
16.45 – Painel com comunidades que utilizaram os materiais enviados pela CPPM para planejamento (Coordenado pelo Revdo. Paulo Duarte pela CPPM).
17.15 – Trabalho em grupos: Qual é o compromisso de planejamento que podemos assumir a partir da proposta da CPPM e em que prazo?
18.15 – Resultado dos grupos.
19:15 – Encerramento da Sessão
19:30 – Jantar
20:30 – Devocional dirigido pela UJAB.
21.00  Atividade cultural proposta pela Paróquia da Trindade. 

Domingo (04/05/2014)
(Associação Comercial e Industrial de São Leopoldo )
08:30 – Oração inicial dirigida pelo Bispo Diocesano. 
08:45 – Abertura da Terceira Sessão e Leitura da Ata.
09:15 – Eleições.
10:15 – Intervalo para Cafezinho
10:30 – Apresentação do Resultado das Eleições.
11.00 – Assuntos Gerais.
11:45 – Encerramento da Terceira Sessão
12:00 – Recesso para o almoço
13:30 – Assuntos Gerais.
15.30  Encerramento da Sessão;
16:00 – Paróquia da Trindade - Celebração de Encerramento do 122° Concílio com Dom Renato da Cruz Raatz (Bispo da Diocese Anglicana de Pelotas) como pregador convidado. 
18:00 – Coquetel no Salão Paroquial.

ORIENTAÇÕES GERAIS PARA O 122° CONCÍLIO:
•As delegações estão sendo aguardadas na Celebração de Abertura, sendo que aquelas pessoas que desejem se hospedar serão encaminhadas para as casas disponíveis. Também poderão se inscrever neste momento. 
•Recomenda-se levar Livro de Oração Comum, Hinário, Laudate e Bíblia;
•Ao clero pede-se levar também Veste e Estola Vermelha;
•Haverá inscrições e reuniões plenárias acontecerão na Associação Comercial e Industrial de São Leopoldo (Rua Lindolfo Collor, 439 - Centro, São Leopoldo, RS) a partir do Sábado a partir das 8.00 hs.
•O valor da inscrição para cada um dos membros das delegações é R$ 50,00 (inclui as refeições).
•As pessoas que necessitam hospedagem em casa de família devem solicitar para Sra. Ursula Strauch.