quinta-feira, 13 de novembro de 2014

As reformas começaram na Ascensão

O ano está quase terminando e nós estamos começando as reformas na Paróquia da Ascensão. Sempre é tempo de começar. E o tempo certo, o mais oportuno de se começar algo é quando está planejado. Até aqui planejamos, conversamos, avaliamos nossas condições e agora apostamos tudo nas nossas forças coletivas e na providência divina. 

Começamos as reformas pelo salãozinho e átrios das sacristias e já vamos interromper as goteiras em todo o templo. Com essas reformas finalizaremos o ano de 2014 para em 2015 lutar por uma pintura no templo e deixar a casa de Deus e do povo ainda mais linda para celebrar o centenário da Paróquia da Ascensão em 2016.

Com certeza, não são obras para poucas mãos. Mas, Deus que nos convocou, Ele mesmo enviará mais operários para somar forças e continuar a missão. Reconhecemos que tudo isso que precisamos e planejamos fazer, não o faremos sem a ajuda de muitas pessoas. E estamos buscando o apoio e a solidariedade de quem se sentir chamado a ajudar de alguma forma os trabalhos na Paróquia da Ascensão.

No dia 06 de julho de 2014, a Paróquia da Ascensão lançou seu Livro de Ouro para registrar testemunhos de companheirismo e solidariedade. Uma forma de lapidar perenemente os nomes de pessoas, instituições, empresas e organizações que vão se somando nesta nobre missão de preservar o templo da Ascensão.

Nosso templo, cuja pedra fundamental é de 1921, foi erguido com inspiração na arquitetura gótica, sendo preservada e cultivada ao seu redor uma bela paisagem natural. E além da beleza ecológica, o templo da Ascensão é um patrimônio de grande valor cultural e histórico para o bairro Teresópolis e para a cidade de Porto Alegre. 

Acreditamos que cuidar e preservar a igreja da Ascensão, em sua originalidade, é um testemunho de fé, um ato de amor pela cidade e um gesto nobre de respeito pela história e de encantamento com a cultura e a arte.

A foto que segue abaixo representa uma cena que não queremos mais ver. Assim tem ocorrido no salãozinho de reuniões e catequese, nos átrios das sacristias e na entrada do templo onde estão as torres. Qualquer chuva faz goteiras e danifica as estruturas e a beleza do templo e dos espaços da igreja da Ascensão. Queremos arrumar e sabemos da urgência de fazer essas reformas. Por isso, mesmo com poucas condições, iniciamos acreditando na força da união e na providência de Deus.