sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2015

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.  
No hemisfério norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é de 18 a 25 de janeiro (período entre as festas de São Pedro e São Paulo)
No hemisfério Sul, a Semana de Oração acontece geralmente no período de Pentecostes. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

E neste ano o Brasil foi escolhido para preparar o subsídio da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2015. O subsídio é intitulado “Dá-me de beber”, inspirado num trecho do Evangelho de João que propõe o encontro de Cristo com a samaritana, como ícone do amor que consegue superar toda separação por questões e fatores confessionais, étnicos ou culturais. 
O texto foi elaborado por um grupo de trabalho escolhido pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) e, posteriormente revisado pela Comissão internacional nomeada pelo Conselho Mundial de Igrejas e pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. O subsídio brasileiro vai orientar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) em todo o mundo.
O gesto bíblico de oferecer água aos que chegam, é uma forme de acolhida que está presente na religiosidade brasileira. Espera-se que os estudos e meditações provocados pela história bíblica do encontro de Jesus com a mulher samaritana no poço (João 4:1-27) possam ajudar as pessoas e comunidades a refletir sobre a dimensão do diálogo que Jesus nos propõe como Reino de Deus.
Mais informações:

Nenhum comentário:

Postar um comentário