sexta-feira, 23 de janeiro de 2015

Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2015

A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) acontece em períodos diferentes nos dois hemisférios.  
No hemisfério norte, o período tradicional para a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos é de 18 a 25 de janeiro (período entre as festas de São Pedro e São Paulo)
No hemisfério Sul, a Semana de Oração acontece geralmente no período de Pentecostes. No Brasil, o Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) lidera e coordena as iniciativas para a celebração da Semana em diversos estados.

E neste ano o Brasil foi escolhido para preparar o subsídio da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos 2015. O subsídio é intitulado “Dá-me de beber”, inspirado num trecho do Evangelho de João que propõe o encontro de Cristo com a samaritana, como ícone do amor que consegue superar toda separação por questões e fatores confessionais, étnicos ou culturais. 
O texto foi elaborado por um grupo de trabalho escolhido pelo Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC) e, posteriormente revisado pela Comissão internacional nomeada pelo Conselho Mundial de Igrejas e pelo Pontifício Conselho para a Promoção da Unidade dos Cristãos. O subsídio brasileiro vai orientar a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC) em todo o mundo.
O gesto bíblico de oferecer água aos que chegam, é uma forme de acolhida que está presente na religiosidade brasileira. Espera-se que os estudos e meditações provocados pela história bíblica do encontro de Jesus com a mulher samaritana no poço (João 4:1-27) possam ajudar as pessoas e comunidades a refletir sobre a dimensão do diálogo que Jesus nos propõe como Reino de Deus.
Mais informações:

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Domingo com Batismo na Ascensão

O Primeiro Domingo da Epifania na Paróquia da Ascensão foi celebrado pelo bispo diocesesano Dom Humberto, que também realizou o Batismo de Julia Rosa, filha de Daniel Machado Rosa e Andreia Rosa e neta da srª. Diná Machado.
O celebrante destacou que neste Domingo a tradição da Igreja nos apresenta duas motivações: a Epifania (a manifestação luminosa da presença do Salvador do Mundo através da Estrela), e a Festa do Santo Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo.
Aqui segue a Meditação da Palavra, feita por Dom Humberto e o roteiro da Liturgia.

Meditação
1. Queridas irmãs e irmãos em Cristo, em especial a família da Julia. Neste Domingo a tradição da Igreja nos apresenta duas motivações: a Epifania (a manifestação luminosa da presença do Salvador do Mundo através da Estrela), e a Festa do Santo Batismo de Nosso Senhor Jesus Cristo.
2. Julia, que vem com seu pai Daniel, sua mãe Andréia, seus padrinhos e madrinhas, para vivenciar aqui o Santo Batismo é um presente divino que dá sentido a tudo isto e muito mais!
3. Julia é uma estrela que surgiu na vida da sua família, e através da família agora brilha entre nós. Uma pequena estrela com uma grande luz! Uma estrela que só brilha para que a viu surgir e para quem tem a sensibilidade de ver a luz através dela!
4. Na Epifania, a verdadeira luz não era do sinal do céu, mas daquela criança que estava nos braços de Maria e José! Os magos vieram de longe em busca da luz, mas os que moravam em Jerusalém não conseguiram ver a luz! E quando souberam da luz queriam eliminar e não adorar aquele brilho!
5. Herodes, não queria ver a luz que brilhava em uma frágil criança. Ele não estava disposto a abrir mão de nada. Os sacerdotes, que conheciam as Escrituras, também não queriam admitir que a luz de uma criança seria mais importante que todas suas tradições e mandamentos. 
6. Os magos de oriente, só queriam compartilhar, só queriam doar do melhor que tinham, como forma de celebrar alegremente um novo tempo para a humanidade! 
7. Hoje quando nos lembramos do Batismo de Jesus vemos que ele também se doa em favor de nós. Jesus, a Palavra de Deus feita humanidade, não precisava ser batizado! Mas, ofereceu-se no Batismo para nos mostrar o caminho, o caminho da mesma doação pela qual ele morreria em uma cruel e injusta Cruz Romana, e venceria a morte por amor a nós. De novo sacerdotes e governantes que não queriam abrir mão de nada em favor de ninguém, são os promotores da morte!
8. Quem somos nós como Igreja? Esta é uma pergunta que Julia e sua família trazem para nós. Somos capazes de ver a luz que ela traz, podemos com ela abrir mão de nosso orgulho e comodidade que dar ela e este mundo tão necessitado o melhor de nós?
9. Quem somos nós como seres humanos? Somos como os magos do oriente, atentos aos sinais novos, sinais que mostram caminhos de justiça, de amor? Hoje vamos reafirmar com Julia que queremos ser pessoas assim, e vamos pedir a Deus, através de Jesus Cristo, Nosso Senhor, e pelo poder do Espírito Santo, que nos ajude a sermos reflexos dessa luz, desse amor, dessa partilha! Obrigado a Deus por Julia, obrigado a Julia pela luz que neste dia traz para nós! 
Paróquia da Ascensão, 11 de Janeiro de 2015, Festa do Batismo de Nosso Senhor.

Roteiro da Liturgia da Celebração  do 1º  Domingo de Epifania – 11/1/2015
Acolhida.
Canto Inicial: Tu me encontrastes em meio à noite – L. 171.
Invocação da Trindade Cantada – LOC, p.69.
Oficiante: Coleta pela Pureza (p.69).
Kyrie Cantado (LOC, p.70).
Oficiante: Coleta do 1º Dom. da Epifania, Festa do Batismo do Senhor – LOC, p. 114.
Todos/as: Coleta do Batismo, LOC, p.149.
1ª Leitura: Isaías 42:1-9.
Salmo 89:20-27 (LOC, p. 327).
2ª Leitura: Atos dos Apóstolos 10:34-8.
Preparação para o Evangelho: Tua Palavra é Lâmpada para os meus pés. 
Bispo: Leitura do Evangelho (Mc 1:7-11).
Bispo (Meditação). 
Cano de Preparação do Batismo: Cristo sente amor por mim (L. 41, 1ª e 2ª).
Rito do Batismo, LOC, p.163.
Canto, Laudate 41, (3ª)
Confissão de Pecados (LOC,p. 74)
Bispo: Absolvição. 
A Paz do Senhor (Quando olho em você).
Hino de Ofertório: Cristo Pão da Vida (H. 165).
Grande Oração Eucarística B (LOC, p.86).
Comunhão.
Avisos.
Canto Final: Vem eu mostrarei (L.183).