Bem Vindas! Bem vindos!

Aqui estão as últimas postagens e notícias da Paróquia da Ascensão. Você pode visitar as páginas específicas do site e, a partir daqui, acessar nossas redes sociais e fazer contato conosco. Nossa Igreja está situada na Av. Eng.º Ludolfo Boehl, nº 300, Teresópolis, Porto Alegre / RS.

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2015

Boletim Informativo - Ano 32 - Nº. 74 - Fevereiro/2015

A Paróquia da Ascensão está retomando o Boletim Informativo IGREJA VIVA. O conteúdo da edição de fevereiro de 2015, que está impressa e sendo distribuída, também é publicada aqui no blog.

Editorial

A Paróquia da Ascensão, neste ano preparativo ao seu centenário, que será em 2016, resgata o informativo IGREJA VIVA, que circulou por muitos anos entre as famílias de paroquianos e na comunidade. Quando optamos por retomar o informativo paroquial com o mesmo nome, estamos dando valor a nossa história e honrando a memória de irmãos e irmãs que doaram suas vidas em favor da missão de Deus através desta comunidade da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil, no bairro Teresópolis em Porto Alegre. O exercício da memória e homenagem ao passado, resgatando fatos e lembrando pessoas, nos faz ver um futuro animador e nos coloca no tempo atual com uma esperança firme de que é possível realizar o que sonhamos, isto é, ser sempre mais uma igreja viva, feita de gente que vive a igreja.
Quando os paroquianos que nos antecederam na missão escolheram o nome IGREJA VIVA para o informativo paroquial, certamente, assim como nós hoje, queriam dar notícias de uma igreja viva, acolhedora e a serviço da vida. Desejamos fazer este boletim informativo circular mensalmente nos lares de paroquianos e na comunidade como um meio de evangelização e testemunho da fé. O que temos aqui é um modesto veículo de comunicação, mas que será também um elo em nossa comunhão e um mensageiro de esperança e fé. IGREJA VIVA, mais que um informativo paroquial é um sinal e instrumento da união que vivemos em Cristo Jesus. Esta edição, além das informações paroquiais e litúrgicas para o mês de fevereiro, traz as palavras do Pároco, Dom Humberto, do Primeiro Guardião, Paulo Sobrinho, da Postulante Estagiária, Helena Gastal e do Coadjutor, Revdo. Pilato Pereira.
Boa Leitura.

"O tempo já se cumpriu, e o Reino de Deus está próximo. Convertam-se e acreditem na Boa Notícia" (Marcos 1:15).


Mensagem de Dom Humberto
(Pároco Interino da Ascensão e Bispo Diocesano)
Queridas irmãs e irmãos em Cristo, que a divina Paz que só o Senhor pode nos dar seja com cada um e cada uma de vós e com as vossas famílias. O mês de Fevereiro ainda marca o tempo da Epifania, isto é, da luminosa manifestação de Jesus para toda a humanidade. Já, no fim deste mês, iniciamos, na Quarta Feira de Cinzas, dia 18 de Fevereiro, a Quaresma. Quaresma é um tempo diferente, um tempo de reflexão. Por que a quaresma, assim como uma quarentena, nos convida a nos retirar para dentro de nossa vida, e para dentro da caminhada do povo de Deus e da revelação de Deus em Cristo? Porque o método da transformação divina do universo sempre é DE DENTRO PARA FORA E DE BAIXO PARA CIMA! Não vamos ver Deus fora de nós se não o descobrirmos dentro de nós! Não é que Deus não esteja fora de nós. A ação de Deus perpassa tudo, seus sinais estão em tudo. No entanto, como afirmou o Senhor Jesus, se não descobrirmos a presença de nós dentro de nós a presença divina fora de nós tornasse imperceptível!
Na Quarta Feira de Cinzas, se não puder vir na igreja, faça sua oração lembrando da frase: “tu és pó e ao pó voltarás”. E com esta frase lembre-se que sem Deus nada somos, nada podemos, e nada temos. A partir daí vamos reconstruir nossa fé. Reconstrução que só se completa na vivência do mistério grandioso da Ressurreição na Páscoa, passando por todos os eventos da Semana Santa.
Nossa comunidade também passa por uma Epifania! Ela está aparecendo, sendo vista e percebida cada dia por mais pessoas, mas corresponde a nós mostrar que nela está a Luz de Cristo. Mas também, a mesma comunidade precisa passar por uma Quaresma, um exame profundo e comprometido do que podemos e devemos fazer melhor para que mais pessoas encontrem Cristo como nós encontramos, e através do testemunho do que nos d’Ele recebemos!
Venha participar, Jesus está te esperando na Paróquia da Ascensão de braços abertos nos braços de cada irmã e irmãos em Cristo, dos ministros e ministras, e na Palavra e nos Sacramentos!

Mensagem do Primeiro Guardião
Voltando a edição deste Boletim, nos dirigimos aos antigos paroquianos que já o conhecem, mas, também, aos novos paroquianos, para que, nos acompanhando em leitura, compartilhem da nossa comunidade e cada vez mais se integrem e interajam com as suas atividades em nossa paróquia, trazendo cada vez mais, suas idéias e pensamentos dentro de uma espiritualidade própria para o nosso convívio.
Em passagens bíblicas gosto muito de Eclesiastes 4:9-10
“É melhor ter companhia do que estar sozinho, Porque maior é a recompensa do trabalho de duas pessoas. Se uma cair, o amigo pode ajudá-lo a levantar-se. Mas pobre do homem que cai e não tem quem o ajude a levantar-se!”
Se um dia fomos recebidos em nossa igreja, vamos juntos, deixar que a nossa espiritualidade aflore para também acolher essa igreja em nossas atitudes diárias com Cristo em nossos corações!
Paulo B. Sobrinho - 1º Guardião e Ministro Leigo


Epifania
“Porque, no mistério do Verbo feito carne, fizeste brilhar uma nova luz em nossos corações e conhecer tua glória na face de teu Filho Jesus Cristo, Nosso Senhor.”  (LOC, p. 100)
Queridos irmãos e irmãs, que neste tempo de Epifania, possamos nós acolher essa dádiva de amor em nossos corações, e assim, resplandecer a glória de Nosso Senhor. Que neste ano de 2015, através do nosso compromisso de cristãos, sejamos também luz, refletindo a luz de Cristo na construção de um mundo melhor.
Helena Gastal de Castro Ramos - Postulante

No dia 21 de dezembro, de 2014, a Paróquia da Ascensão celebrou o quarto Domingo do Advento com dois motivos muito especiais: a instituição do Ministro Leigo Paulo Bevervanso Sobrinho e a reinauguração do salãozinho. A empresa construtora Newton Goulart, contratada para a reforma do salão, doou os serviços de conserto provisório no telhado da Igreja, para atacar as goteiras.

Um século, estamos em Missão.
Em 2016 a Paróquia da Ascensão completa um século de caminhada. E não se trata apenas do aniversário de 100 anos de uma paróquia, mas de um século pleno da presença episcopal anglicana no bairro Teresópolis. Ao celebrar o centenário da Ascensão, memoramos os 100 anos da vida da nossa Igreja presente neste lugar como uma referência também em educação e cidadania, através de seus contínuos esforços de evangelização. Os tempos mudaram, os ventos sopram ares diferentes, os lugares foram transformados pelo tempo e por mãos humanas e as pessoas que por aqui passam ou aqui se instalam e constituem suas vidas e famílias, trazem outros e diversos sentimentos e ideais. Ou seja, onde estão plantadas nossas raízes por quase 100 anos, tudo muda muito rapidamente. Mas em um século de presença, aprendemos a conviver com as diferenças e a caminhar com as mudanças. Quando foi dado o início desta caminhada há quase 100 anos, os protagonistas desta história estavam em missão. A Igreja foi construída, erguendo templo, congregando pessoas e abrindo caminhos para muitos conhecerem o Evangelho. Mas, não podemos apenas pensar que “foi um tempo de missão”. Temos que estar convictos de que estamos em missão! Reverendo Pilato Pereira - Coadjutor


Agenda de Fevereiro de 2015:
Celebrações aos Domingos, sempre no horário das 09h30min, exceto na Quarta-feira de Cinzas que será às 19h30min.
1º de fevereiro - 4º Domingo depois da Epifania:
Deuteronômio 18:15-20; Salmo 111; I Coríntios 8:1-13; Marcos 1:21-28;
08 de fevereiro - 5º Domingo depois da Epifania:
2 Reis 4:(8-17)18-21; Salmo 142; 1 Coríntios 9:16-23; Marcos 1:29-39;
15 de fevereiro - Último Domingo depois da Epifania:
1 Reis 19:9-18; Salmo 27:5-11; 2 Pedro1:16-19(20-21); Marcos 9:2-9;
18 de fevereiro - Quarta-feira de Cinzas:
Joel 2:1-2, 12-17 ou Isaías 58:1-12; Salmo 103(103:8-14); 2 Coríntios 5:20b-6:10; Mateus 6:1-6, 16-21;
22 de fevereiro - 1º Domingo da Quaresma:
Gênesis 9:8-17; Salmo 25:1-10; 1 Pedro 3:18-22; Marcos 1:9-15;
1º de março - 2º Domingo da Quaresma:
Gênesis 22:1-14; Salmo 16; Romanos 8:31-39; Marcos 8:31-38;


Junta Paroquial: Paulo Bevervanso Sobrinho (1º Guardião e 2º Tesoureiro); Edna Winkler (1ª Tesoureira); Flávio Vendramini Alabarce (Custódio do Patrimônio e 2º Guardião); Olga Maia de Azevedo (1ª Secretária); Maria Lígia Gasperin (2ª Secretária); Geraldo Bierhals; Maria Iara Mascarello; Luzia Porto.
Pároco: Dom Humberto Maiztegui Gonçalves; Coadjutor: Reverendo Pilato Pereira; Estagiaria: Postulante Helena Gastal de Castro Ramos.