terça-feira, 23 de agosto de 2016

Tempo para a Criação - 1º de setembro a 4 de outubro

Tempo para a Criação 2016
Rezar e cuidar da criação
Pessoas cristãs de todo o mundo oram e cuidam da criação, juntas

Em 1989, a Igreja Ortodoxa proclamou o 1º de setembro como o Dia Mundial de Oração pela Criação, e, desde então, muitas outras igrejas cristãs se juntaram e o dia foi expandido para ser uma temporada, até 4 de outubro, na data da Festa de São Francisco de Assis.
O “Tempo para a Criação” tornou-se um evento ecumênico desenvolvido pelo Conselho Mundial de Igrejas, com o objetivo unir as igrejas num chamamento para observar e viver uma temporada de oração, reflexão sobre o cuidado e o uso justo dos dons da natureza que recebemos de Deus.
Mais recentemente, em 2015, após ter lançado a Carta Encíclica Laudato Si - Sobre o cuidado da casa comum, o Papa Francisco instituiu o 1º de setembro como o Dia Mundial de Oração pelo Cuidado da Criação. Cada vez mais a iniciativa do Dia ou da Temporada da Criação ganha força para conclamar as pessoas cristãs de todo o mundo a orar e cuidar da criação, juntas. Assim testemunhamos nossa fé no cuidado da criação e, da forma mais original e sincera, podemos louvar e bendizer o nome de Deus criador e defensor da vida.
O arcebispo de Cantuária, Justin Welby pediu aos anglicanos para se juntar aos cristãos em todo o mundo e tomar parte nesta campanha:
"O resultado da mudança climática não é potencialmente ruim, é potencialmente fatal, para os países e regiões do mundomais frágeis, e para os bilhões de pessoas que vivem nelas."
E o que pode ser feito durante o Tempo para a Criação?
Orar para que o Espírito Santo nos oriente nas palavras e ações em defesa da vida;
Montar equipe de planejamento de diaconia e cuidado da vida;
Procurar membros e lideranças de outras denominações cristãs em nossas cidades para propor um culto ecumênico, seguido de outras ações em conjunto. Provocar o diálogo;
Propor, marcar eventos que chamem atenção para a campanha Tempo para a Criação. Existem meios de divulgação e tudo o que for realizado, por menor que seja, é importante divulgar para contagiar mais pessoas a se somar e acreditar que é preciso orar e cuidar da criação juntos.Podem ser realizados eventos fora da data de 1º de setembro.Cada evento pode ser registrado no site <http://seasonofcreation.org>. Todo e qualquer evento que for organizado, visando a campanha, é importante que sejam convidadas pessoas para falar, orar e facilitar o debate, certificando-se de ter uma diversidade de denominações representadas, se possível.Seria importante que todo evento da campanha culminasse com uma chamada para ações concretas de continuidade. Lembre-se que é preciso avaliar e celebrar as realizadas.
AGIR PELA CRIAÇÃO: Além de orar, há uma necessidade urgente de medidas para combater a crise ecológica.
Fonte: Cristãos oram e cuidam da criação, juntos. (http://seasonofcreation.org)

Tempo para a Criação - (1º de setembro a 4 de outubro)
III Semana Franciscana da Diocese Meridional - (04 a 11 de outubro de 2016)

Retiro e Caminhada Ecológica – Caminhando com Clara e Francisco
Data: 08 de outubro de 2016
Local: municípios de Stº. Antônio da Patrulha e Caraá(entre Evaristo e Quebrada, próximo da nascente do Rio do Sinos)
Comunidades: Paróquia São Mateus, Ponto Missionário Emanuel e Missão do Advento.
Tema: Rezar e cuidar da criação, JUNTOS.

Movimento Francisclariano e TSSF - Diocese Meridional - IEAB

quinta-feira, 18 de agosto de 2016

A “cápsula do tempo” fica para o Tempo

Conforme relata o livro de Reverendo Osvaldo Kickhofe, na pedra fundamental do templo, foi colocada uma urna com objetos históricos e a Junta Paroquial, em consulta ao bispo e aos paroquianos, decidiram retirar a chamada “cápsula do tempo” para marcar a passagem dos 100 anos da Paróquia. Mas, após três dias de trabalho, se constatou que era impossível retirar a urna, sem que fosse danificada a pedra fundamental. 

Em reunião entre o bispo, pároco e primeiro guardião e a equipe pastoral, se chegou ao consenso de não retirar a urna. Pela lógica da colocação da mesma, se concluiu que a intenção dos pioneiros era que ela ficasse no alicerce da igreja até que o prédio fosse demolido. 

Como não pretendemos demolir o edifício sagrado, deixaremos a cápsula do tempo para o tempo futuro. No entanto, ainda neste Ano Jubilar, numa data especial, também colocaremos uma casula do tempo contando a história das comemorações do centenário, para ser aberta em 2116.

A Festa dos 100 Anos da Ascensão

No último dia 07 de agosto, aconteceu uma grande e bela celebração na Paróquia da Ascensão, no bairro Teresópolis, em Porto Alegre
O culto foi presidido pelo bispo diocesano, Dom Humberto Maiztegui Gonçalves e foram concelebrantes no altar: os bispos eméritos, Dom Orlando Santos de Oliveira e Dom Clóvis Erly Rodrigues, o pároco, Reverendo Pilato Pereira, os ex-párocos, Reverendo Joel Soares e Reverendo Enrique Illarze Delgado, a primeira mulher ordenada no Brasil, Reverenda Carmen Etel Alves Gomes, o Reverendo Paulo Ricardo Chiechelski, que foi paroquiano na Ascensão, o pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, (Católica Romana), vizinha da Ascensão, Padre Alexandre Luiz Griebler. E estiveram presentes na celebração a esposa do bispo Humberto, Reverenda Taís Soares Feldens, seu pai, Reverendo Egon Feldens (Emérito) e o Reverendo Osvaldo Kickhofel (Emérito), autor do livro do Centenário.
No início do culto se deu o hasteamento da bandeira da Igreja Episcopal Anglicana do Brasil (IEAB). Mas quando deveria ocorrer a cerimônia de abertura da cápsula do tempo, se deu a recolocação da placa protetora, uma vez que não foi possível remover a pedra que a protege. Textos do bispo e do pároco explicam o episódio.
Após o culto os convidados da festa puderam saborear o tradicional galeto da Ascensão.